201811 Política de Privacidade 2018

Política de Privacidade

 

17 JULHO 2018

Na Somfy, queremos ser e continuar a ser o seu parceiro de eleição na viagem em que irá explorar e experienciar as soluções Smart Home e produtos ou serviços relacionados. Valorizamos a confiança que deposita em nós e estamos empenhados na total transparência sobre a forma como recolhemos, usamos e protegemos os seus dados pessoais. Reconhecemos a sua necessidade de um controlo razoável sobre os seus dados pessoais; desta forma comprometemo-nos a implementar mecanismos, procedimentos e políticas que garantam a confidencialidade, integridade e segurança dos seus dados pessoais durante todo o seu ciclo de vida.

O Grupo Somfy nomeou um Responsável pela Proteção de Dados (RPD), o qual irá garantir que as nossas atividades são realizadas em conformidade com as legislações aplicáveis.

 

Para quaisquer questões acerca desta Política, para exercer os seus direitos ou para apresentar uma reclamação, contacte o nosso RPD (independentemente da entidade da Somfy com quem esteve em contacto):

 

Somfy Activités SA

50 avenue du Nouveau Monde

74300 Cluses, França

+33 4 5096 7000

dpo@somfy.com

 

 

Esta Política de Privacidade (“Política”) informa-o sobre o que pode esperar quando recolhemos e usamos dados pessoais, i.e.:

  1. Quem é abrangido por esta Política?
  2. Quem é responsável?
  3. Como recolhemos os seus dados pessoais e que dados pessoais processamos?
  4. O que fazemos com os seus dados pessoais?
  5. Quem recebe os seus dados pessoais?
  6. Como são protegidos os seus dados pessoais?
  7. A conservação de dados;
  8. Transferências de dados internacionais;
  9. Os seus direitos;
  10. Alterações a esta Política.

Pedimos-lhe que examine cuidadosamente a nossa Política e que se familiarize com o seu conteúdo.

 

  1. Quem é abrangido por esta Política?

Esta Política aplica-se ao utilizador quando pretender visitar as nossas páginas web, quando interagir connosco tendo por objetivo estabelecer uma relação comercial, através da nossa relação comercial, quando usar a tecnologia por nós disponibilizada ou quando se ligar a determinadas plataformas, aplicações ou outras soluções que possamos fornecer ou disponibilizar.

 

Esta Política não se aplica a funcionários da Somfy, nem a candidatos a um emprego que possam ser referidos nesta política de privacidade na nossa página Carreiras.

 

  1. Quem é responsável?

A entidade legal responsável pelos seus dados pessoais recolhidos é a entidade que determina como, quando e porquê é necessário recolher e usar os seus dados pessoais (“Controlador de Dados”).

A identidade do Controlador de Dados vai depender de quem é o utilizador:

  • Se o utilizador for um visitante desta página web (alguém que apenas visualiza as páginas nesta página web), o Controlador de Dados é a entidade da Somfy apresentada nesta página.
  • Se o utilizador for um investidor, o Controlador de Dados é a Somfy SA, 50 avenue du Nouveau Monde, 74300 Cluses, França.
  • Se o utilizador for um cliente ou um fornecedor, o Controlador de Dados é a entidade legal que gere a sua relação comercial com a Somfy. Esta informação encontra-se na fatura ou na ordem de compra que receber ou no contrato realizado com a Somfy.

Para quaisquer outros indivíduos, com exceção dos funcionários que trabalham nas instalações da Somfy, o Controlador de Dados é a entidade legal que gere a sua relação comercial com a Somfy. Esta informação encontra-se no contrato realizado com a Somfy ou pode ser obtida através da pessoa de contacto habitual na Somfy.

 

  1. Como recolhemos os dados pessoais e que dados pessoais processamos?

Os dados pessoais referem-se aos dados que lhe podem ser atribuídos pessoalmente.

Recolhemos dados pessoais diretamente através do utilizador (a), mas também indiretamente através de outras fontes (b), por exemplo quando faz pesquisas nas páginas web da Somfy, ou quando subscreve as nossas notícias nos meios sociais.

Independentemente de recolhermos os seus dados pessoais de forma direta ou indireta, comprometemo-nos a processar apenas os dados pessoais adequados, relevantes e necessários para cumprir o objetivo para os quais foram recolhidos.

  1. Dados recolhidos diretamente através do utilizador

Podemos recolher e utilizar os dados pessoais fornecidos pelo utilizador durante as suas interações connosco.

Estes podem incluir:

  • a sua designação;
  • o seu nome completo;
  • as suas informações de contacto;
  • o seu cargo na empresa;
  • os produtos ou serviços em que está interessado ou a sua empresa;
  • a sua opinião e preferências sobre um produto;
  • as suas preferências de comunicação;
  • o seu feedback sobre os nossos serviços.

Também recolhemos informações fornecidas pelo utilizador quando realizar transações connosco, quando subscrever qualquer um dos nossos serviços, quando preencher formulários de contacto ou quando criar contas em qualquer uma das nossas páginas web, quando entrar em contacto com os nossos clientes ou equipas de relações com os meios de comunicação social, durante feiras ou outros eventos em que participe.

Os dados recolhidos nestes casos podem incluir (para além dos dados referidos acima):

  • o seu número de cliente;
  • as informações da sua conta bancária;
  • os números dos cartões de crédito;
  • a sua assinatura;
  • a sua data de nascimento;
  • qualquer fotografia que fornecer;
  • quaisquer dados de localização que decida partilhar connosco.

Outras informações recolhidas quando usar os nossos produtos e aplicações relacionadas, que podem incluir:

  •  a data da sua subscrição;
  • o seu endereço de email;
  • ID da cloud;
  • o seu endereço de IP;
  • número de telemóvel;
  • algumas informações recolhidas do seu dispositivo controlador, incluindo ficheiros de registo, informações do dispositivo e informações da rede, e dependendo dos serviços escolhidos, localização ou dados biométricos.

Podemos processar os seguintes dados pessoais atribuídos ao utilizador como visitante a quaisquer instalações de uma entidade do Grupo Somfy:

  • nome;
  • empresa;
  • nome do anfitrião;
  • número do documento de identificação;
  • matrícula do veículo;
  • data; e
  • hora de chegada e de saída das nossas instalações.

 

 

  1. Indiretamente, através de outras fontes

Também recolhemos indiretamente informações sobre o utilizador, por exemplo quando faz pesquisas nas páginas web da Somfy, ou quando subscreve as nossas notícias nos meios de comunicação social.

Podemos utilizar cookies para melhorar a sua experiência de pesquisa nas nossas páginas web. Os cookies são pequenos ficheiros que são armazenados no computador do utilizador; têm uma quantia considerável de dados específicos de um determinado utilizador e página web.

Utilizamos cookies que são estritamente necessários para o funcionamento das nossas páginas web (e.g. cookies analíticos que nos permitem avaliar a utilização e a performance das nossas páginas web e para melhorar as suas funcionalidades).

Se não pretende aceitar a utilização de cookies, pode alterar as suas definições no seu browser para recusar automaticamente o armazenamento de cookies ou para o informar sempre que uma página web solicitar autorização para armazenar um cookie. Ao optar por não aceitar cookies, as nossas páginas web não irão funcionar corretamente.

O processamento é realizado com base nos nossos interesses legítimos para reunir, monitorizar e analisar a atividade da página web. No entanto, o utilizador tem também de concordar com o processamento de cookies, tal como definido no banner de cookies que aparece ao entrar na nossa página web.

Também utilizamos cookies de publicidade para que possamos mostrar-lhe anúncios que consideramos serem relevantes para si, que seja na nossa página ou quando navega, de forma geral, pela Internet. Estes cookies são sobretudo utilizados para limitar o número de vezes que visualiza um determinado anúncio e para nos ajudar a avaliar o impacto de uma campanha publicitária.

Se não aceitar os cookies de publicidade não irá sentir qualquer impacto na sua experiência de utilizador ao navegar pelas nossas páginas web.

Por vezes podemos recolher informações sobre si de terceiros ou de fontes publicamente disponíveis, tais como informações que disponibilizou na página web da nossa empresa, ou de registos públicos como o Registo Comercial.

  1. O que fazemos com os seus dados pessoais?

Recolhemos e utilizamos os seus dados pessoais quando necessário para negociar ou realizar um contrato consigo, e.g. para:

  • Gerir e manter a nossa relação comercial, incluindo para criar e manter uma conta nos nossos sistemas;
  • Gerir as suas encomendas: por exemplo, para processar pagamentos, enviar amostras ou serviços ou produtos finais e informá-lo acerca do estado da sua encomenda;
  • Fornecer serviços online com o nosso acordo contratual;
  • Prestar serviços ao cliente, por exemplo, endereçar quaisquer questões que tenha e registar e partilhar internamente essas questões para obter uma melhor resposta e melhorar os nossos produtos ou serviços, e serviços no futuro.

O utilizador é livre de não fornecer esses dados pessoais, mas deve estar ciente de que ao não fornecer esses dados irá estar a impedir-nos de negociar ou executar o contrato.

Também recolhemos e utilizamos os seus dados pessoais sempre que seja do nosso interesse legítimo, e.g. para:

  • Analisar o seu feedback e opinião sobre os nossos produtos ou serviços para melhorá-los sempre e desenvolvê-los ainda mais;
  • Gerir as suas questões quando contactar os nossos meios de comunicação ou as relações com os investidores ou quando nos contactar através do formulário de contacto que está na nossa página web ou quando utilizar um dos nossos canais para apresentação de reclamações;
  • Criar estatísticas para melhorar os nossos produtos ou serviços;
  • Enviar-lhe as nossas comunicações de marketing, newsletters e/ou inquéritos ao utilizador final sobre as nossas atividades e produtos ou serviços que podem ser do seu interesse no decorrer da nossa relação comercial.

Também com base no nosso interesse legítimo, podemos partilhar os seus dados pessoais com qualquer empresa afiliada do Grupo Somfy, e também:

  • com quaisquer fornecedores de serviços de terceiros que suportem as nossas operações em conformidade com as legislações de proteção de dados aplicáveis, incluindo fornecedores de software, alojamento ou serviços de consultoria legal/fiscal, serviços de transporte ou cartão de crédito/bancários.
  • em ligação ou no decorrer de uma fusão, venda ou aquisição de um negócio.

Também recolhemos e utilizamos os seus dados pessoais com o seu consentimento. Isto inclui os dados que decide fornecer ao configurar uma conta nossa, ou em resposta a um pedido específico que nos comunique, e.g. para:

  • Subscrever ou atualizar qualquer um dos nossos serviços ou dos nossos parceiros,
  • Ativar o seu dispositivo Somfy,
  • Receber comunicações de marketing ou newsletters sobre as nossas atividades, produtos ou serviços.

Autorizar a permissão para o processamento dos seus dados nestas circunstâncias é opcional. No entanto, se não existir esta autorização será, na maior parte dos casos, impossível entregar parte ou todos os serviços que subscrever

Ocasionalmente, recolhemos ou processamos os seus dados em conformidade com os requisitos legais ou regulamentares.

Não vendemos os seus dados pessoais a terceiros.

 

  1. Quem recebe os seus dados pessoais?

Apenas partilhamos os seus dados pessoais de acordo com esta Política, e portanto sobretudo com os nossos funcionários nos diferentes departamentos e, possivelmente, com outras entidades do Grupo Somfy, apenas para os seguintes fins: gestão de clientes, administração central das relações com clientes e fornecedores, e para a simplificação das operações comerciais da Somfy. Esta partilha dos dados pessoais é realizada com base no interesse legítimo do Grupo Somfy para administrar as suas relações contratuais do Grupo Somfy e para manter uma estrutura comercial eficaz.

Quando partilhamos dados com terceiros tal como estabelecido nesta Política (e.g. para envios, transações financeiras, serviços de software), garantimos que esses terceiros fornecem garantias de que vão implementar medidas técnicas e organizacionais adequadas para garantir a conformidade com as legislações de proteção de dados aplicáveis.

 

  1. Como são protegidos os seus dados pessoais?

Colocamos em prática várias medidas técnicas e organizacionais para garantir que os seus dados pessoais estão seguros e para protegê-los de destruição, perda, alteração ou acesso ilegais.

A nossa equipa, agentes ou empresas subcontratadas que vão processar os seus dados pessoais assinaram um acordo de confidencialidade, ou estão vinculados a uma obrigatoriedade de confidencialidade, ou estão ao abrigo de uma obrigação estatutária adequada de confidencialidade.

Também impomos obrigações de segurança rigorosas a quaisquer fornecedores de serviços de terceiros que controlem os seus dados pessoais em conformidade com esta Política.

 

  1. Conservação de dados

Conservamos os seus dados pessoais enquanto for necessário para os fins mencionados acima.

No entanto, podemos conservar alguns dos seus dados pessoais para o cumprimento das legislações e regulamentações aplicáveis (e.g. para fins fiscais e de auditoria) e em conformidade com as nossas regras de conservação de dados internas.

Quando já não for necessário conservar os dados que ainda o identificam, iremos eliminá-los, anonimizá-los ou agregá-los de forma a que já não o identifiquem como pessoa singular.

 

  1. Transferências de dados internacionais

Armazenamos e processamos os seus dados pessoais sobretudo em servidores localizados na UE/EEE ou na Suíça.

No entanto, operamos como uma empresa global e confiamos nos fornecedores de serviços internacionais para apoiar as nossas soluções globais. Os seus dados pessoais podem ser transferidos para outro país para além do país onde reside.

 

  1. Os seus direitos

Pode contactar-nos através do nosso RPD para exercer os seus direitos sobre os seus dados pessoais que recolhemos ou utilizamos.

Os seus direitos incluem o:

  • Direito de acesso e correção. Tem o direito de receber uma confirmação sobre se estamos ou não a processar os seus dados pessoais, e nesses casos tem o direito de solicitar uma cópia dos seus dados pessoais, e pode corrigi-los ou completá-los em qualquer momento, tendo apenas de entrar em contacto connosco. Pode ajudar a Somfy a garantir que as suas informações de contacto e as suas preferências estão corretas, completas e atualizadas através do preenchimento de um formulário de contacto atualizado em qualquer uma das nossas páginas web, ou contactando o nosso RPD em dpo@somfy.com com as suas correções ou atualizações;
  • Direito de objeção e restrição. Tem o direito de objeção, em qualquer momento, da nossa utilização dos seus dados pessoais para fins de marketing direto. Nestas circunstâncias, pode restringir a nossa utilização dos seus dados pessoais, por exemplo quando tomamos medidas para corrigir dados inexatos após o seu pedido;
  • Direito de eliminação. Eliminamos os seus dados pessoais a seu pedido, exceto se precisarmos de conservar os seus dados pessoais de acordo com as legislações e regulamentações aplicáveis e em conformidade com as nossas regras de conservação de dados;
  • Direito de controlo de cookies e outras tecnologias nas nossas páginas web. Ao visitar as nossas páginas web pela primeira vez, ser-lhe-á pedido para autorizar a utilização de cookies e de outras tecnologias. Pode gerir a sua escolha em qualquer momento através das definições do seu browser. Pode configurar o seu browser para que os cookies seja eliminados do seu disco rígido, para impedir a utilização de novos cookies ou para receber alertas para que não seja utilizados cookies sem o seu consentimento expresso. Pode também configurar o seu browser para que os cookies já não sejam guardados automaticamente. No entanto, note que uma alteração nas definições dos cookies terá impacto na forma como acede aos nossos serviços e à nossa página, os quais requerem a utilização de cookies para estarem totalmente operacionais. Se o seu browser for configurado de forma a rejeitar todos os tipos de cookies, deixará de conseguir aceder a todos os nossos serviços. As seguintes ligações mostram-lhe como configurar as definições de cookies no seu browser:
  • Direito de retirar o seu consentimento. Ao processarmos os seus dados pessoais com base no seu consentimento, o utilizador pode retirar o seu consentimento em qualquer momento; embora isto possa significar que pode não ser possível continuar a fornecer-lhe o serviço solicitado;
  • Direito de receber e transmitir: Tem o direito de receber os seus dados pessoais que nos forneceu, num formato eletrónico usado habitualmente. Tem o direito de transmitir esses dados a outro controlador (portabilidade de dados);
  • Direito de apresentar uma reclamação. Pode contactar-nos se considerar que a nossa utilização dos seus dados pessoais não está em conformidade com as legislações de proteção de dados aplicáveis. Tem também o direito de apresentar uma reclamação à entidade supervisora da proteção de dados no seu país, ou no país em que o Controlador de Dados dos seus dados pessoais se encontra.

 

  1. Alterações a esta Política

A data desta Política foi estabelecida antes do parágrafo introdutório acima. Podemos modificar esta Política em qualquer momento sem aviso, exceto se tais modificações contiverem alterações substanciais que possam afetar os direitos individuais de acordo com as legislações de proteção e privacidade de dados aplicáveis, situação em que será notificado de tais alterações através de um aviso destacado no início da presente Política.

 

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